Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atlas Eólico

Publicação:

fim3
Atlas Eólico

O Atlas Eólico do Rio Grande do Sul é um importante instrumento para políticas públicas e para o incentivo ao investimento da energia eólica, uma vez que indica as regiões com maiores potenciais de vento e de geração de energia a partir dessa fonte.

O Atlas contém informações detalhadas sobre os regimes de ventos no Rio Grande do Sul, obtidas a partir da mais rigorosa e atualizada metodologia, as quais tornam possível identificar os locais mais propícios para implantação de parques eólicos.

Medições de ventos de alta qualidade, realizadas em diversos pontos do estado, feitas em alturas que variaram de 80 m a 120 m, por longos períodos, foram utilizadas para garantir uma maior certeza nas estimativas de potencial eólico e das características dos ventos. Essas medições foram disponibilizadas por investidores numa parceria com o Governo do Estado.

Cabe ressaltar, ainda, a presença de outras informações importantes como as direções predominantes dos ventos em todo o Estado e a estimativa de ventos máximos, importante nos projetos de estruturas e construção civil e o potencial eólico por município, micro e mesorregiões do Estado.

 

Arquivos anexos

Secretaria de Minas e Energia