Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Evento discute desafios para desenvolver cadeia do biogás e biometano

Publicação:

DSC125
Fórum reuniu especialistas de diferentes áreas para debater o tema

Realizado em Foz do Iguaçu de 6 a 8 de junho, o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, busca contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O evento reúne especialistas de diferentes áreas para discutir o estado atual, as oportunidades e dificuldades para a produção e o uso do biogás como fonte de energia e, especialmente, sobre o potencial de desenvolvimento desse setor e as barreiras existentes.

O assessor técnico da Secretaria de Minas e Energia Guilherme de Souza e o diretor técnico-comercial da Sulgás Sandro Furtado, que foram painelistas do evento, retrataram a política pública desenvolvida no estado. Na ocasião, debateram sobre o programa voltado ao biometano e à chamada pública para aquisição de biometano e a sua distribuição através da rede da Sulgás.

De acordo com o Souza, o evento é importante para apropriar-se de conhecimentos técnicos e regulatórios, que serão de grande valia na regulamentação da política estadual voltada ao biometano e do programa que incentiva o seu uso no âmbito do Rio Grande do Sul (Programa RS-GÁS). “O Grupo de Trabalho intersecretarias, que está se dedicando à sua institucionalização, está em fase final de definição dos mecanismos de incentivo para desenvolver a cadeia deste energético. Na sequência, está prevista a consolidação do modelo de negócios, que será aplicado na chamada pública da Sulgás”, explica.

Secretaria de Minas e Energia