Evento internacional debate oportunidades do mercado carboquímico

Capa site copiar
Encontro vai abordar a política estadual e as ações desenvolvidas no Rio Grande do Sul para a implantação do Polo Carboquímico

Promover o carvão gaúcho e atrair investimentos para o Polo Carboquímico no Rio Grande do Sul é a finalidade do evento internacional Alternativas Sustentáveis do Uso do Carvão: Oportunidades do Complexo Carboquímico no Brasil - Marco regulatório para atração de investimentos. O encontro ocorre nos próximos dias 29 e 30, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Integra uma série de iniciativas do setor público para atrair investidores e ampliar os relacionamentos com fundos de investimentos internacionais e agentes do setor.

O encontro vai abordar a política estadual e as ações desenvolvidas no Rio Grande do Sul para a implantação do Polo Carboquímico, seguido de painéis de discussão que se concentrarão nos aspectos da carboquímica e oportunidades para atrair investidores para o projeto.

Para o secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, o projeto é estratégico para recuperar a economia gaúcha. “O retorno de ICMS na produção de gás natural de síntese (GNS), amônia e ureia – que importamos 100% do que utilizamos –, será significativo para os cofres públicos. Sem falar no impacto socioeconômico, com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos”.
O evento internacional é organizado pela Fiergs e conta com o apoio das secretarias de Minas e Energia e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A (Banrisul), do Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Carvão (Sniec), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).

PROGRAMAÇÃO:

29/11/2017 - quarta-feira

Cadastramento e Welcome Coffee

ABERTURA INSTITUCIONAL

PALESTRA I
Assunto: O Futuro do Gás Natural nas Políticas Públicas Federais e suas Perspectivas de Uso
Apresentação: Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), José Cesário Cecchi.

PALESTRA II
Assunto: Política de Carboquímica Estadual: Um Novo Ciclo de Desenvolvimento no Rio Grande do Sul - O Posicionamento do Governo Estadual
Apresentação: Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi e Secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior.

PALESTRA III
Assunto: Análise do Impacto Econômico do Polo Carboquímico no RS – Trabalho, Renda, PIB e Impostos
Apresentação: Alexandre Alves Porsse – Doutor em Economia; Coordenador da Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico – Universidade Federal do Paraná

Almoço e Networking

PALESTRA IV
Assunto: Polo Carboquímico Integrado no Rio Grande do Sul – A Gaseificação do Carvão Mineral Como uma Oportunidade Competitiva e de Desenvolvimento para o Estado
Apresentação: Sócio Proprietário da ChemVision, Manuel Quintela

PALESTRA V
Assunto: Experiência atual: Projeto para Produção de Gás Natural Sintético (Copelmi e Posco) – Garantia de Suprimento e Expansão na Oferta de Gás Natural no Estado do RS.
Apresentação: Diretor de Novos Negócios da Copelmi, Roberto Faria.

PALESTRA VI
Assunto: Experiência Internacional (Alemanha): o Carvão como Insumo para Projetos de Infraestrutura: Geração de Energia e Gaseificação
Apresentação: Consultor em Projetos de Mineração, Gerente de Vendas do RWE Group, Arie-Johann Heiertz

Coffee break

PAINEL I
Assunto: O Polo Carboquímico na Ótica da Tecnologia e Meio Ambiente
Participantes:
- Shell (Patricia Scozzafave – Gerente de Tecnologias – Américas);
- Air Liquide (Nelson Simões – Diretor de Novos Negócios – América do Sul);
- Synthesis Energy Systems - SES (Alma Rodarte – Diretora de Novos Negócios);
Mediador: Sr. José Domingos Gonzalez Miguez – Diretor do Departamento de Políticas em Mudança do Clima – Ministério de Meio Ambiente.

PAINEL II
Assunto: Oportunidades de Mercado – Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Carvão Mineral
Participantes:
- Posco (Jung Suk – Diretor de Infraestrutura Posco E&C Bras);
- Vamtec (Yuri Varella – Sócio Proprietário);
- IHI (Takeshi Mori – Diretor de Marketing Global);
Mediador: Fernando Luiz Zancan – Diretor Presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM).

Encerramento e Networking

30/11/2017 - quinta-feira

8h15 – 16h30 – Saída e Retorno a Porto Alegre – Translado de Ônibus para visita de campo

• Visita à área prevista para o futuro Polo Carboquímica da região do Baixo Jacuí.
• Visita às instalações das minas de exploração de carvão da Copelmi Mineração, em Butiá.
• Visita as áreas reabilitadas após a mineração e ao Aterro Sanitário de Minas do Leão, instalado dentro de uma antiga cava de mineração.