Lideranças da região Carbonífera manifestam apoio ao projeto do Polo Carboquímico

Reunião foi realizada na Secretaria de Minas e Energia
Reunião foi realizada na Secretaria de Minas e Energia - Foto: Wilson Cardoso

Em reunião realizada na segunda-feira, 11, o secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, recebeu o deputado estadual Gilmar Sossela e uma comitiva de lideranças da região Carbonífera, liderados pelo prefeito de Charqueadas, Simon Heberle de Souza e pelo prefeito de São Jerônimo, Evandro Agiz Heberle. Em pauta, questões relativas ao projeto para a criação do Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul, que busca alternativas para o carvão gaúcho.

Lemos explicou que a ausência de políticas para o setor deixou uma lacuna que prejudicou a economia da região, que é baseada no uso do mineral. “Precisamos da união de esforços para avançar. Estamos trabalhando, desde 2015, planejando o setor do carvão. Precisamos levar ao conhecimento da sociedade que o projeto é viável do ponto de vista social, econômico e ambiental”.

Souza manifestou apoio da região ao projeto, que vai contribuir com o desenvolvimento da economia de Charqueadas e de São Jerônimo.

Para Lemos, o principal objetivo é potencializar o uso do carvão gaúcho. “Além de gás natural de síntese (GNS), o carvão pode ser usado para a produção de ureia, amônia (ambas utilizadas na produção de fertilizantes) e metanol (empregado na indústria do biodiesel ou como aditivo químico da indústria moveleira)”, destaca.

Também acompanharam a reunião o vice-prefeito de Charqueadas, Edilon Lopes, o vereador de Charqueadas, Abrelino Barros e a assessora técnica da SME, Marilda Fazenda de Campos.