Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Missão Gaúcha à Holanda busca atrair investidores e parceiros para geração de energias renováveis e biogás no RS

Publicação:

biogás
Objetivo da missão é promover a atração de investimentos para o Estado no setor de energias renováveis

Apresentar o potencial do Rio Grande do Sul para investimentos na área de geração de energia através de fontes renováveis é um dos focos da Missão Energias Renováveis e Biogás Países Baixos, que inicia na segunda-feira, 12, na Holanda. Representantes de empresas, entidades e municípios gaúchos participam da Missão, organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e pelo Programa InvestRS. É realizada em parceria com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, através das Secretarias de Minas e Energia, do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Netherlands Business Support Office (NBSO), Enterprise Europe Network (EEN) e Embaixada do Brasil em Haia.

Integram a delegação gaúcha, liderada pelo presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, a secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta, a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini e o secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana. Durante os cinco dias de permanência no país europeu, os participantes realizam visitas técnicas e acompanham apresentações do governo da Holanda, de agências locais, cooperativas e fundações daquele país.

O objetivo da missão é promover a atração de investimentos para o Estado no setor de energias renováveis, através da implantação de parques eólicos, geração fotovoltaica, aproveitamento da biomassa e produção de biogás. Além disso, visa aproximar empresas e entidades gaúchas a potenciais parceiros no mercado holandês. Na programação, constam visitas técnicas, reuniões e apresentações de empresas, entidades e projetos holandeses do segmento.

No dia 13, ocorre o Brazil Network Day, uma iniciativa a Embaixada do Brasil em Haia, que vai contar com duas sessões plenárias, reunindo palestrantes holandeses e brasileiros, a fim de promover discussões e estimular o desenvolvimento de networking entre os participantes.

Secretaria de Minas e Energia