Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Possibilidades de novas parcerias para projetos estratégicos são identificadas pelo Governo do Estado em feira na China

Publicação:

RS apresenta projetos na 5ª Feira Internacional de Comércio de Serviços de Pequim
RS apresenta projetos na 5ª Feira Internacional de Comércio de Serviços de Pequim

A delegação gaúcha participou da 5ª Feira Internacional de Comércio de Serviços de Pequim (CIFTIS), com uma visita técnica e uma sessão plenária para destacar oportunidades para investidores e entidades chinesas com interesse em estabelecer parcerias no Rio Grande do Sul. Maior feira voltada ao setor de serviços na Ásia, a CIFTIS ocorreu entre os dias 28 de maio e 01 de junho, em Pequim, tendo o Brasil como convidado de honra.

A colaboração em serviços entre Brasil e China vem crescendo continuamente, chegando a US$ 74 bi em 2017. A China é o principal parceiro comercial no setor de serviços do Brasil nos últimos 10 anos. Representado pelo assessor técnico da Secretaria de Minas e Energia, Guilherme de Souza e o agente de desenvolvimento, Christiano Ambros, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Governo do RS levou à CIFTIS uma carteira de aproximadamente 30 projetos e programas no Estado.

Segundo Guilherme, buscou-se mostrar um Estado com múltiplas oportunidades e com ambiente favorável para novos negócios. "Apresentamos as potencialidades em termos de mineração e energia no Estado, com o objetivo de atrair novos investimentos." Dentre eles, foram mencionados programas do governo para induzir o desenvolvimento de cadeias associadas à carboquímica e biometano, além de destacadas oportunidades na geração eólica, solar e hídrica. Houve bastante procura por empresas chinesas nestas áreas, desde grupos de investidores, estatais chinesas, até Institutos de ciência e tecnologia daquele país.

A participação também incluiu informações de projetos de empresas privadas dispostas a avaliar parcerias em diferentes áreas. Christiano Ambros destaca que o programa Invest RS, parceria entre o Governo do Estadp e a FIERGS, busca justamente identificar parceiros para poder viabilizar projetos de empresas gaúchas. Dentre estes, na CIFTIS, foram destaque os setores de alimentos, bebidas, infraestrutura e TI como aqueles que receberam maior procura juntamente com o setor de energia.

Identificados os potenciais parceiros e seus interesses, espera-se estreitar as relações nas próximas semanas. Os representantes do governo projetam fortalecer o relacionamento com eles e estabelecer agendas entre as partes para que possam avançar nas negociações e viabilizar novos investimentos no Estado.

Comentários

Secretaria de Minas e Energia