Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Missão gaúcha visita Centro de Demonstração do Vale Óptico na China

Publicação:

18095437 1558150 GDO
O Centro de Demonstração do Vale Óptico da China fica em Wuhan, capital da província de Hubei

A secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e de Minas e Energia, Susana Kakuta, que participa da missão gaúcha à China, visitou, nessa quarta-feira (17), o Centro de Demonstração do Vale Óptico da China, em Wuhan, capital da província de Hubei. O centro tecnológico é um projeto voltado, principalmente, à produção de fibras ópticas, cabos de fibra óptica, componentes optoeletrônicos e equipamentos de conversão optoeletrônica, integrando empresas e universidades.

Um dos objetivos da missão gaúcha é apresentar o potencial econômico do Rio Grande do Sul e discutir a possibilidade de atrair novos investimentos para o estado. Neste sentido, Susana entende que uma rede de fibra óptica, que alcance as diferentes regiões do RS é de fundamental importância como infraestrutura para o desenvolvimento. “O papel das universidades e dos institutos de pesquisa ganham relevância pela capacidade de cooperar e transferir conhecimento estratégico nesta área. Investir no desenvolvimento de tecnologia é conteúdo estratégico e portador de futuro para os próximos 50 anos”, avalia.

Para o diretor de Inovação, Fontes Energéticas e Inovação da Secretaria de Minas e Energia, Eberson Silveira, o estado pode ser um articulador de intercâmbio científico e tecnológico entre esse Centro, com ações através da Província de Hubei, as universidades e seus respectivos polos tecnológicos.

Wuhan vem investindo forte na capacitação tecnológica. O objetivo é tornar a China referência mundial na área até 2050. Possui cerca de 50 universidades, com aproximadamente um milhão de alunos matriculados. Além disso, existem 55 institutos de pesquisa científica e tecnológica.

Também participam da missão gaúcha a diretora de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Sdect, Sandra Schmidt Schafer, além do consultor chinês Davi Yuan Chen Chia, e do secretário estadual dos Transportes, Humberto Canuso. Na sexta-feira (19) e no sábado (20), a comitiva participa do "Forum On Global Production Capacity and Business" em Hubei, província irmã do Rio Grande do Sul.

Secretaria de Minas e Energia